Código: | CS30024 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | DM | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Maria Lucília Marcos Moreira da Silva |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Maria Lucília Marcos Moreira da Silva |
Inglês
Compreender as categorias analíticas de “experiência”, “discurso” e “mediação”.
Compreender de modo analítico e crítico os fenómenos mediadores contemporâneos.
Compreender as dimensões discursiva e pragmática dos media.
Compreender a função dos media numa Democracia Deliberativa.
1. Dimensão relacional da experiência humana.
2. Experiência humana e comunicação.
3. Modernidade e “campo dos media”.
4. Noção de “discurso”.
5. Noção de “mediação” e “mediatização”.
6. Estratégias discursivas dos media.
7. Funções dos media e democracia
8. Sociedade Civil, participação e deliberação
9. Estudo de exemplos (textos e imagens).
Articulação conceptual, metodológica e crítica.
Aulas expositivas.
Análise de textos teóricos.
Estudo de casos.
Comentários orais.
Escrita de textos.
Articulação conceptual, metodológica e crítica.
Avaliação distribuída sem exame final
50% - média de pequenos trabalhos
50% - teste
75%
Christian Fuchs, Foundations of critical media and information studies, Routledge, London, New York, 2011
João Pissarra Esteves, Comunicação e sociedade: os efeios sociais dos meios de comunicação social, Livros Horizonte, 2002
João Pissarra Esteves, O espaço público e os media, Ed. Colibri,Lisboa, 2005
João Pissarra Esteves (org.), Digital divides, CIMJ, Lisboa, 2011
Klaus Bruhn Jensen, A handbook of media and communication research, Routledge, London, New York, 2002
Joshua Meyrowitz, Understandings of Media, Springs, USA, 1999
Joshua Meyrowitz, Power, Pleasure, Patterns. Intersecting Narratives of Media Influence.
USA, ICA, 2008
Michel Foucault, A ordem do discurso, Relógio d’Água, Lisboa, 1997
Pierre Bourdieu, O poder simbólico, Perspectiva, 1974
Regis Debray, Introdução à mediologia, Livros Horizonte, Lisboa, 2004
Teun van Dijk, News, Discourse and Ideology
x
|